Portugal 2030: A uma década da transição Climática e Digital

9 Jun 2022

A existência dos programas europeus de financiamento tem sido uma peça-chave no desenvolvimento económico do país nas últimas décadas. O grande pacote de fundos europeus disponíveis está a ser finalizado, e a versão final do Acordo de Parceria Portugal 2030, entre Portugal e a Comissão Europeia, já foi entregue. Portugal está cada vez mais perto dos 23 mil milhões de euros do próximo quadro comunitário de apoio, que vem possibilitar investimentos nos mais variados fundos:  Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), Fundo Social Europeu (FSE), Fundo de Coesão, Fundo para uma Transição Justa ou Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura.

Mas afinal em que consiste o Portugal 2030? Quais os principais objetivos e prioridades do acordo?

O que é o Portugal 2030?

A Estratégia Portugal 2030 é um programa que assenta em eixos estratégicos para o desenvolvimento económico e social do país: recuperar a economia e proteger o emprego, fazendo da próxima década um período de recuperação e convergência de Portugal com a União Europeia, assegurando uma maior resiliência e coesão social e territorial.

Inserido no âmbito da estratégia Portugal 2030, importa destacar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), criado para implementar um conjunto de reformas e investimentos com vista ao crescimento económico sustentado, especialmente no período pós pandemia. Este plano de investimento assenta em três vertentes: resiliência, transição climática e transição digital.

  • Objetivos estratégicos:

A programação do acordo Portugal 2030 é feita em linha com os cinco objetivos estratégicos da União Europeia:

– Europa mais inteligente, investindo na inovação, na digitalização, na competitividade das empresas e nas competências para a especialização inteligente, a transição industrial e o empreendedorismo.

– Europa mais verde, acompanhando a emergência climática e incorporando as metas da descarbonização, através do apoio à inovação e à economia circular, beneficiando os métodos de produção sustentável.

– Europa mais interligada, apoiando a ligação entre redes de transportes estratégicas e a implementação de redes de comunicações de nova geração que suportem a transição digital.

– Europa mais social, apoiando a educação, a igualdade de acesso aos cuidados de saúde, o emprego de qualidade, a formação ao longo da vida e a inclusão social, na senda das prioridades estabelecidas no Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

– Europa mais próxima dos cidadãos, através de estratégias de desenvolvimento a nível local, promotoras de coesão social e territorial, e apoiando o desenvolvimento urbano sustentável, baseado no conceito de interligação de redes centrada nas necessidades das pessoas.

A implementação do Portugal 2030 – A BE Bluenergy ajuda:

O Acordo de Parceria Portugal 2030 é implementado através de vários programas, cada um com diversos financiamentos, nomeadamente na área da inovação, transição energética e emergência climática. Alguns destes financiamentos destinam-se, por exemplo, à reabilitação de edifícios públicos, investimento em energias limpas (instalação de painéis solares) ou implementação de soluções de gestão eficiente.

Através de uma plataforma de última geração, que permite a realização das mais variadas análises relativas aos custos e consumos de água e energia, a proposta de valor da BE Bluenergy é garantir que todos os erros, anomalias, desvios e oportunidades de poupança são identificados e comunicados aos clientes. Este software, aliado a uma gestão de cliente atenta e personalizada, torna a BE Bluenergy no serviço ideal de consultoria, possibilitando a redução do consumo de recursos e, ao mesmo tempo, a diminuição de custos e aumento da eficiência energética.

Paralelamente, a BE Bluenergy tem desempenhado um papel ativo na avaliação dos fundos mais adequados às necessidades dos seus parceiros, bem como na monitorização da eficácia de qualquer investimento, desde instalação de painéis solares, sistemas de aproveitamento de águas pluviais ou investimentos em isolamento de paredes e janelas.

Seja através do nosso sistema de monitorização ou dos serviços de consultoria especializados, a BE Bluenergy é a chave para a transição energética e digital. Junte-se a nós: https://www.bebluenergy.pt/.

Vamos falar sobre

o seu projeto

Política de Privacidade

10 + 5 =