O mundo pós-Covid – Uma segunda oportunidade para mudar comportamentos

22 Mar 2021

Pensar um mundo pós-covid implica refletir sobre uma série de mudanças estruturais que são inevitáveis, não só ao nível das relações interpessoais e profissionais, mas acima de tudo, na escolha de uma recuperação económica mais verde e sustentável. Mas como é que nos podemos preparar para o mundo pós-pandemia?

O que pode mudar no pós-Covid?

Importa começar por reconhecer que a Covid-19 trouxe repercussões grandes nas relações profissionais e no modo de trabalhar. Se, por um lado, as tecnologias possibilitaram a realização do teletrabalho (que, em muitos casos, resultou na poupança de recursos e custos para muitas empresas), é evidente que esse modelo não resulta para todos os tipos de negócio. No entanto, é quase inevitável uma alteração ao modelo tradicional de trabalho (onde grande parte dos portugueses se deslocam cinco dias por semana a um local para desempenhar determinada tarefa).

Tal como acontece com o surgimento de novos modelos de trabalho, existe um pré e pós-Covid inevitável relativo às relações socais e interpessoais de cada um.

O ser humano vive do contacto com o outro e esteve privado desse mesmo contacto durante vários meses. Mas, se por um lado se desenvolveram várias ações de solidariedade para ajudar todos aqueles a passarem dificuldades com a situação económica em Portugal e no mundo, a pandemia foi o mote para a descoberta das mais diversas fragilidades do mundo global.

O Problema

À medida que a população, a destruição de ecossistemas naturais e o consumo de recursos naturais continua a aumentar, a possibilidade da ocorrência de pandemias similares à Covid-19 aumenta com o passar do tempo.

De acordo com uma publicação recente da ONU – Organização das Nações Unidas, só vai ser possível reerguer a economia global acabando com a desigualdade e a degradação ambiental, através de um consumo sustentável. Mas qual a melhor maneira de fazer esta transição?

Do problema à solução – Ser BE Bluenergy

De acordo com a definição da Agenda 2030, constituída por 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, a transação passa por “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”: erradicar a pobreza e a fome; promover a igualdade de acessos à saúde, educação, higiene e saneamento; promover a utilização de energias renováveis; promover o acesso a hábitos de vida sustentáveis e que potenciem o crescimento económico; manter o foco no combate às alterações climáticas e promover a proteção do planeta Terra, bem como de todas as espécies que nele habitam.

Pensar um mundo pós-covid implica, acima de tudo, pensar a mudança. E pensar a mudança é imaginar um mundo mais justo, consciente e sustentável, onde a BE Bluenergy pode ser parte da solução.

A BE Bluenergy analisa e processa informação de consumo de energia e água, desde faturas a relatórios de dados de sensores de consumo (análises em tempo real). O nosso sistema permite identificar quaisquer desvios e aumentos de consumos de água e energia sem necessidade de validação humana.

Através das recomendações e da implementação de medidas de transição para a economia da sustentabilidade, a Bluenergy ajuda-o a poupar milhares de euros enquanto faz a transição para o novo paradigma energético. Este é o momento. A viragem para repensar hábitos socias, económicos e ambientais. Porque o futuro de hoje é o presente do nosso amanhã. E O planeta agradece.

Vamos falar sobreO seu projeto

Política de Privacidade

6 + 9 =